Início » Neymar desembarca no Brasil com missão de reerguer hegemonia do Santos

Neymar desembarca no Brasil com missão de reerguer hegemonia do Santos

por Redação

Após mais de uma década longe dos gramados brasileiros, Neymar Junior volta ao Brasil nesta sexta-feira (31), para assinar o contrato com o Santos e se reapresentar à torcida em um dia de festa. O retorno é a promessa cumprida quando se despediu do Peixe em 2013, dizendo “eu vou, mas eu volto”, só que vem com a missão de ajudar a reerguer a hegemonia de um dos maiores clubes do Brasil

Temporada saudita
Neymar voltou aos holofotes da mídia mundial na noite da última segunda-feira (27), ao rescindir o contrato com o atual clube, Al Hilal, que anunciou em suas redes sociais a despedida do jogador, com “consentimento mútuo”. A passagem do atleta pelo time saudita não foi das mais animadoras, uma lesão no joelho o afastou por um ano dos gramados. No final das contas, em cerca de dois anos, ele chegou a receber R$ 858,5 milhões, mas jogou apenas sete jogos com um gol.

Símbolo para uma geração
Símbolo para uma geração de torcedores, o menino da vila foi uma das maiores revelações da base santista, conquistando com a camisa alvinegra uma série de títulos, como a taça Libertadores, Copa do Brasil e três campeonatos paulistas. Na equipe, ele participou de 225 jogos e marcou 136 gols, trazendo holofotes internacionais para o clube e o consolidando como um dos maiores exportadores de talento do mundo, já que o Peixe foi o celeiro de grandes nomes como Pelé, Pepe, Giovanni, Paulo Henrique Ganso, Gabriel Barbosa, entre outros.

Movimento contrário
Em um contexto em que as maiores promessas do futebol nacional deixam o país ainda muito jovens em busca de estabilidade financeira e visibilidade internacional, o retorno de grandes nomes tem sido fundamental para renovar a competitividade do Campeonato Brasileiro. Um exemplo disso foi o impacto de Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno ao retornarem ao Brasil após se destacarem no futebol europeu. Ronaldinho, por exemplo, encantou ao vestir a camisa do Flamengo em 2011 e, anos depois, conquistou a Libertadores com o Atlético-MG em 2013. Ronaldo, por sua vez, retornou ao Brasil em 2009, encerrando sua carreira no Corinthians, onde foi protagonista em conquistas como o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, mostrando a importância de sua presença para elevar o nível da equipe. Coincidência ou não, Ronaldo, Ronaldinho e Neymar retornaram ao Brasil com 31 ou 32 anos.

Agora, um novo cenário se desenha com a possível volta de Neymar ao Santos, já que o retorno do craque pode ser o impulso que o clube precisa para sair de um período difícil, marcado pelo rebaixamento e anos de turbulência. Assim como Ronaldinho e Ronaldo, Neymar, apesar das críticas que recebe da torcida brasileira, tem o potencial de resgatar a alegria na Vila Belmiro e consolidar ainda mais o Brasileirão, que vem atraindo jogadores de renome internacional, como o holandês Memphis Depay, que agora veste a camisa do Corinthians, e o francês Dimitri Payet, que recentemente assinou com o Vasco.

Potencial mesmo com incógnitas
As sete partidas no clube saudita e a sequência de lesões levantam incógnitas naturais sobre a forma física do craque. Mas o simbolismo em torno do seu nome e principalmente sua inteligência tática, habilidade técnica, visão de jogo colocam Neymar em um patamar acima – mesmo em condições físicas diferentes dos seus anos mais explosivos – e trazem um potencial não só para o Santos, mas para o futebol brasileiro.

Veja também