Início » Ivana Bastos elogia o PAC e diz que união em torno de políticas públicas é dever dos entes federativos

Ivana Bastos elogia o PAC e diz que união em torno de políticas públicas é dever dos entes federativos

por Redação

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, disse nesta quinta-feira (17), em Juazeiro, Norte da Bahia, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é o maior exemplo de que quando os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – trabalham em conjunto os benefícios chegam com mais rapidez à população.

A presidente da ALBA participou do evento ao lado do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues, dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Saúde, Alexandre Padilha; e da Educação, Camilo Santana, entre outras autoridades.

“É dever dos poderes públicos se unirem em prol do povo, principalmente daqueles que mais necessitam de políticas públicas”, afirmou Ivana Bastos, na cerimônia de apresentação dos resultados do Novo PAC Seleções 2025, da Casa Civil, e lançamento do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. No evento, o presidente Lula sancionou o projeto de lei da bancada feminina no Congresso Nacional, que assegura às mulheres que tiveram que retirar o seio devido a câncer de mama ou violência fazer cirurgia plástica reparadora pelo SUS. “É uma conquista importante, que vai resgatar a autoestima de muitas mulheres”, observou Ivana.

O governador fez questão de destacar, ao saudar as autoridades, a presença de Ivana Bastos. Dirigindo-se à primeira-dama, Janja Lula da Silva, Jerônimo lembrou que a ALBA tem 190 anos e “é primeira vez que tem uma mulher na presidência”. Já o ministro Rui Costa ressaltou a parceria necessária com o Legislativo estadual para que o PAC Seleção avance ainda mais. “A Assembleia não faltará no cumprimento do seu papel de Casa do Povo, de trabalhar pelo melhor para a Bahia e sua população”, garantiu a presidente.

A Bahia apresentou 3.241 propostas ao Novo PAC Seleções 2025, das quais 3.170 elaboradas pelas prefeituras, 29 pela gestão estadual, 40 pela Embasa e duas por consórcio. Todos os 417 municípios baianos inscreveram projetos. As propostas estão distribuídas pelos seguintes eixos: saúde; cidades sustentáveis e resilientes; educação, ciência e tecnologia; infraestrutura social e inclusiva.

O evento, que contou com a participação do presidente Lula em Juazeiro, teve a presença, além da presidente Ivana Bastos, dos seguintes parlamentares: Rosemberg Pinto (PT), Pancadinha (SD), Zó (PC do B), Roberto Carlos (PV) e Fabíola Mansur (PSB). O deputado licenciado Osni Cardoso também participou do encontro.

Veja também