Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi contemplado com ações do projeto Avança Turismo Bahia, em uma semana de atividades. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, alcançou, também, os municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.
No Centro de Cultura de Porto Seguro, um seminário reuniu gestores públicos, empresários e profissionais do turismo das cidades envolvidas, que discutiram estratégias para o incremento do setor, com sustentabilidade, e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes, entre outros temas.
“Participar desse projeto foi um diferencial. A Setur-BA trouxe questões importantes, como capacitação e dimensionamento econômico e de infraestrutura, que devem constar na agenda de todos os municípios da região”, ressaltou a coordenadora da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento, Patrícia Martins.
“Esse tipo de encontro estimula a cooperação regional e a construção de estratégias conjuntas. A ideia é que cada destino possa se reconhecer dentro de uma rede mais ampla, consolidando a Bahia como referência em planejamento territorial e turismo de experiência no Brasil”, completou a idealizadora do Festival da Lagosta, Lea Penteado.
O trabalho da equipe da secretaria no Extremo Sul baiano incluiu o levantamento da oferta e controle da qualidade dos meios de hospedagem e visitas técnicas a pontos atrativos, como o Memorial do Descobrimento, a Reserva Pataxó da Jaqueira e a Coroa Vermelha. Houve ainda o incentivo à regularização de atividades no Cadastur (registro nacional de serviços).
“Concluímos as ações, a partir de Porto Seguro, em uma das regiões do país mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros, com o levantamento de demandas importantes para o fortalecimento dos destinos. A próxima parada do Avança Turismo Bahia será na zona turística Lagos e Cânions do São Francisco, tendo Paulo Afonso como o município anfitrião”, explicou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.