Início » Atleta baiano do parajiujitsu viaja para competição internacional nos Emirados Árabes com apoio da Sudesb

Atleta baiano do parajiujitsu viaja para competição internacional nos Emirados Árabes com apoio da Sudesb

por Redação

O atleta baiano Igor Nogueira já se encontra na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, com a concessão de passagem aéreas por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ele vai disputar o torneio Mundial Abu Dhabi World Parajiujitsu Championship, umas das maiores competições da modalidade no mundo, a partir desta quarta-feira (1º), até o dia 08 de novembro.

Campeão mundial na busca do tricampeonato, apoiado pelo programa de incentivo FazAtleta, do Governo do Estado, Igor é bicampeão mundial da categoria com os títulos de 2018 e 2022. Agora, a expectativa é que repita os feitos anteriores, tornando-se tricampeão. “Estou muito feliz de ir para Abu Dhabi mais uma vez com apoio da Sudesb e do FazAtleta, através da Bahiagás. Vou fazer de tudo para trazer o título para Bahia. Obrigado, Sudesb, por acreditar no atleta autista”, pontua Igor.

Acompanhante e mãe de Igor, Marleide Nogueira, comenta que a vida e a carreira de Igor mudaram a partir de 2016, quando teve o apoio da Sudesb para participar da sua primeira competição internacional no Rio de Janeiro. A partir daí, o programa de concessão de passagens possibilitou que o atleta reescrevesse sua história, tornando-se referência para muitas famílias de Pessoas com Deficiência (PCD), principalmente para muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo Marleide.

“Igor é o atleta que é hoje por causa do apoio da Sudesb. Quando chegamos em 2016, apresentando a importância do esporte na vida de uma pessoa com autismo, a autarquia acolheu e investiu de imediato para que o Igor fosse além. Está aí o resultado de um menino rotulado por uma sociedade excludente e sentenciado ao analfabetismo e à incapacidade de realizar atividades básicas, que através do esporte teve sua vida transformada. A Sudesb foi fundamental não só para reescrever a trajetória do Igor, mas de toda nossa família. Obrigada pela oportunidade”, agradece Marleide.

Veja também