Início » Em Lauro de Freitas, Geraldo Júnior prestigia aula motivacional do ministro Roberto Barroso para estudantes da rede estadual

Em Lauro de Freitas, Geraldo Júnior prestigia aula motivacional do ministro Roberto Barroso para estudantes da rede estadual

por Redação

A segunda-feira (4) começou com uma atividade diferenciada no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep-TIC), em Lauro de Freitas. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, deu uma aula motivacional para cerca de 250 estudantes, professores e funcionários de quatro unidades escolares da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas. O governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior, prestigiou o evento, dentre outras autoridades.

O tema da aula foi “Como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”. A programação contou, ainda, com a exposição de projetos científicos realizados pelos alunos, uma visita guiada aos espaços da escola e apresentações culturais.

 “Essa foi uma conversa motivacional com os estudantes do Ensino Médio para chamar a atenção para a importância dos valores, da integridade, do conhecimento. É preciso estar sintonizado com o mundo e com as grandes questões do mundo, proteção da democracia, deixar que a revolução tecnológica esteja em um trilho ético, pensar na mudança climática e pensar nos temas do Brasil que estão na Constituição. Não é uma visão política da vida, é uma visão institucional. Eu gosto de dizer que a democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. Nós precisamos de jovens íntegros e idealistas e, portanto, eu vim aqui para conversar sobre isso, sobre integridade, civilidade e idealismo”, declarou o ministro Barroso, que está na Bahia para participar do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

O governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior, destacou a carreira jurídica do ministro Barroso. “Além de presidente do STJ, ele que é presidente do Conselho Nacional de Justiça. Ele, que tem uma história na advocacia privada, como procurador de Estado e, depois, foi conduzido a mais alta corte do país. Uma aula motivadora, falando sobre valores, sobre a inovação, sobre a tecnologia, sobre a necessidade da leitura, a leitura diária, a leitura continuada, a leitura de todos os temas, mas, acima de tudo, a consciência do que queremos para a nossa vida, para o Brasil e para o mundo. Hoje, fica aqui em cima do que são as ações transversais de governo”, afirmou.

Mostra científica

A exposição de sete projetos científicos reuniu os trabalhos apresentados na Feira de Ciência promovida para estudantes do curso profissionalizante de Manutenção e Suporte em Informática. O ministro Barroso e o governador em exercício conheceram os trabalhos apresentados pelos estudantes. Um dos projetos foi a Mesa Multifuncional Inteligente (MMI), que transforma energia solar em energia elétrica a serviço dos trabalhadores ambulante das praias com múltiplas funcionalidades.

 “A gente adicionou uma entrada para carregador, que é uma ótima opção para quem tiver com o celular descarregado na praia e precisar chamar um transporte por aplicativo, por exemplo. E também possui um roteador, que tem sua internet própria. Então, não vai ter problema de avisar a pai, a mãe quando forem à praia. E tem um cooler que refrigera sozinho. E o foco é para microempreendedores de praia, para dar visibilidade ao trabalho deles”, explicou Luana Victória Seixas, aluna do 2º ano do Ensino Médio.A secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, também acompanhou a ação, ao lado da chefe de gabinete da Secretaria de Educação (SEC-BA), Rowenna Brito. “Para nós, é uma alegria receber o ministro Barroso aqui, em uma escola, apresentar para ele o nosso projeto de educação, apresentar para ele a revolução que a Bahia está fazendo na educação, com esses novos empreendimentos, com complexos de oportunidades. Ter o ministro conversando com os nossos estudantes, se aproximando, apresentando para eles uma visão de mundo e de um lugar, de uma experiência como a dele, para nós, é significativo. Foi possível ver o brilho nos olhos dos meninos, apresentando os projetos de ciências que eles desenvolvem, ao longo do ano, aqui”, contou Rowenna.

Veja também