Um grupo de agricultores se reuniu em frente à Comissão Europeia em Bruxelas, capital da Bélgica, na quarta-feira (13) para protestar contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, o mercado comum de vários países da América Latina, incluindo Brasil e Argentina.
“Estamos lutando contra o acordo de livre comércio há décadas”, disse um jovem fazendeiro que participava do protesto. O acordo é “baseado na competição e realmente não fornece preços justos para os fazendeiros. Então, essa é a razão para estarmos protestando por meses, por anos e especialmente agora”, ele explicou.
Este é o último de muitos protestos organizados em Bruxelas este ano por agricultores preocupados com a chegada ao mercado europeu de produtos de baixo custo que não atendem aos mesmos padrões ambientais e de proteção social da União Europeia.
A manifestação foi convocada depois que a mídia noticiou que a Comissão Europeia e os países do Mercosul poderiam tentar concluir suas longas negociações sobre o acordo comercial em uma cúpula do bloco latino-americano no início de dezembro.