Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o resultado de crescimento de 0,1% da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil irá crescer 3% em 2023.
Haddad revelou ainda que se sentiu surpreendido com o crescimento do terceiro trimestre e pediu ao Banco Central que siga “fazendo seu trabalho”, em uma alusão ao processo de corte da taxa básica de juros da economia.
“Nós vamos crescer 3% este ano. Nós atingimos uma taxa de juros muito elevada em julho, e o BC começou a cortar a taxa de juros a partir de agosto […] o brasileiro pode esperar uma economia cada vez mais forte”, disse.
A fala do ministro é confirmada pelo mais recente boletim macrofiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que apontou previsão de crescimento de 3% no país. Já o boletim Focus, divulgado na segunda-feira (4) pelo Banco Central, aponta que o Brasil deve crescer 2,8% neste ano.