Após incertezas sobre a realização do jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Bahia por conta das condições climáticas, o Esquadrão de Aço foi eliminado após novo empate em 1 a 1 com o Tricolor gaúcho na Arena do Grêmio, e derrota na disputa de pênaltis por 4 a 3.
Cicinho e Acevedo perderam suas cobranças, e Gabriel Xavier desperdiçou o pênalti decisivo. Além de manter o tabu de não chegar à semifinal da Copa do Brasil, o Bahia agora soma cinco eliminações para o Grêmio na competição.
Fora da disputa pela taça da Copa do Brasil, o Bahia foca suas atenções ao Campeonato Brasileiro, onde precisa de recuperação para se afastar da zona de rebaixamento. O próximo compromisso é neste domingo, às 18h30, contra o Athletico-PR, em jogo da 15ª rodada.
O jogo
Com atraso de pouco mais de uma hora por conta das fortes chuvas em Porto Alegre, a bola rolou em um gramado pesado, mas que não prejudicou as equipes de praticarem um grande primeiro tempo. O Grêmio trocava passes com muita facilidade no campo de ataque, e ensaiou uma pressão nos primeiros minutos, mas a primeira grande oportunidade saiu após cobrança de escanteio, aos 12 minutos, que Carballo tocou de cabeça e obrigou Marcos Felipe a praticar uma defesaça.
A resposta do Bahia veio aos 24, quando Ademir se esforçou em bola longa e cruzou rasteiro para Everaldo, que finalizou de primeira, mas a bola desviou na marcação de Bruno Uvini. Dez minutos depois, Suárez percebe Marcos Felipe adiantado e tenta a finalização do meio de campo, com o pé esquerdo. A bola até vai no gol, mas Marcos Felipe consegue fazer a defesa sem grandes dificuldades.
No minuto seguinte, o árbitro da partida viu pênalti para o Grêmio depois que a bola bateu no braço de Acevedo e amarelou o volante do Bahia. O VAR não entrou em ação e a decisão de campo foi mantida, mas na cobranças, Cristaldo parou em grande defesa de Marcos Felipe, que se tornava o grande nome do Esquadrão de Aço no jogo.
A defesa de pênalti deu confiança aos jogadores do Bahia, e aos 49, após boa jogada de Kayky, Everaldo acertou um belíssimo chute, de fora da área, no ângulo do gol defendido por Gabriel Grando, que não alcançou. Um golaço que colocou os visitantes em vantagem antes do intervalo.