O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realizou, na tarde desta quarta-feira (20), mais um corte, de 0,50 ponto percentual, nos juros básicos da economia. Com a redução, a taxa Selic passou de 13,25% para 12,75% ao ano. A decisão foi unânime.
Este foi o segundo corte seguido na taxa, iniciando o ciclo de quedas em agosto deste ano. A última vez que a taxa havia estado em 12,75% foi em maio do ano passado. A selic chegou ao menor patamar dos últimos 16 meses.
Em comunicado, o Copom explicou que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025.
“O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, informou.
A redução anunciada já era esperada pelo mercado financeiro, principalmente por conta do comunicado da última reunião, o Copom sinalizou que poderia continuar reduzindo a Selic na “mesma magnitude” do corte adotado em agosto. Ou seja, de 0,5 ponto percentual.