O governo brasileiro pediu, em nota conjunta com Colômbia e México, divulgada nesta quinta, 1, que a Venezuela divulgue as atas das eleições presidenciais do último domingo, 28.
O texto foi divulgado após uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os chefes de estado do México, Manoel Lopez Obrador, e da Colômbia, Gustavo Petro. Na nota, os países afirmaram acompanhar com atenção os desdobramentos.
“Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação”, diz trecho da carta.
“Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela. Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano”, diz outro trecho da nota.
Desde o resultado da eleição presidencial que consagrou a renovação do mandato de Nicolás Maduro, lideranças internacionais pressionam para que as atas eleitorais sejam divulgadas. A oposição do presidente tem levantado suspeitas de uma possível fraude no processo eleitoral.