Início » Comitiva baiana realiza missão técnica na China com foco na Ponte Salvador–Itaparica

Comitiva baiana realiza missão técnica na China com foco na Ponte Salvador–Itaparica

por Redação

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) embarcam nesta sexta-feira (25) para uma missão técnica na China. A comitiva vai até a Província de Zhejiang para conhecer de perto dois projetos de infraestrutura que utilizam a mesma metodologia construtiva prevista para a futura Ponte Salvador– Itaparica, a chamada Plataforma Linear Provisória (PLP).

A visita, que segue até o dia 2 de agosto, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os impactos ambientais, processos de licenciamento e as soluções adotadas nos empreendimentos chineses, que servirão de referência para a obra no território baiano.

“Essa é uma etapa fundamental do processo de licenciamento ambiental da ponte. Vamos observar in loco como a Plataforma Linear Provisória foi implantada, quais medidas mitigadoras foram adotadas e de que forma elas podem ser adaptadas à realidade ambiental da Baía de Todos-os-Santos”, destacou o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro, que vai estar presente na viagem.

O coordenador de Infraestrutura do Inema, José Antônio Lacerda, também reforçou a importância da missão para garantir segurança técnica e sustentabilidade ao projeto. “A experiência chinesa traz elementos valiosos. Ao compreendermos os aspectos ambientais e operacionais da metodologia, teremos mais segurança para avaliar e acompanhar o projeto aqui na Bahia, buscando sempre o menor impacto possível aos ecossistemas locais”, explicou.

Participam da missão o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro; o coordenador de Infraestrutura, Energia e Urbanismo da Diretoria de Regulação do Inema, José Antônio Lacerda; e o técnico especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Inema, Félix Barreto.

Veja também