Início » Drama dos refugiados na Faixa de Gaza se agrava com nova rodada de ataques

Drama dos refugiados na Faixa de Gaza se agrava com nova rodada de ataques

por Redação

Mais uma vez, dezenas de milhares de pessoas em Gaza estão em movimento, enquanto os militares israelenses emitem novas ordens de retirada para uma série de áreas na Cidade de Gaza.

Nos últimos 10 dias, as Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiram instruções para que centenas de milhares de pessoas em Khan Younis, no sul, Shujaya, no centro de Gaza e em vários bairros da Cidade de Gaza, saíssem.

O efeito foi o aumento do número total de pessoas deslocadas em Gaza, de 1,7 milhão em maio para cerca de 1,9 milhão atualmente, segundo a ONU. Estima-se que aproximadamente nove em cada 10 pessoas em Gaza sejam deslocadas internamente, muitas delas múltiplas vezes.

“O deslocamento em massa tem sido predominantemente impulsionado por ordens de evacuação emitidas pelos militares israelenses, pela destruição extensiva de infraestruturas públicas e privadas, pelo acesso restrito a serviços essenciais e pelo medo persistente de hostilidades em curso”, de acordo com a avaliação mais recente do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Não está claro quantas pessoas na Cidade de Gaza atenderam à última ordem de evacuação. Muitos civis têm receio de abandonar qualquer abrigo que tenham para uma viagem incerta rumo a um destino ainda mais incerto, vivendo nas ruas ou nas aldeias de tendas superlotadas e insalubres que surgem com cada ordem de evacuação.

As FDI disseram que as ordens de evacuação são necessárias para que os civis não sejam apanhados nas suas operações renovadas em áreas onde o Hamas procura restabelecer a sua presença. As FDI insistem que não medem esforços para evitar vítimas civis.

O Hamas disse que as evacuações ameaçam levar as negociações para um cessar-fogo e um acordo de reféns ao “ponto zero”.

Khader Al Za’anoun, jornalista da Wafa, a agência de notícias oficial palestina, disse à CNN que no final do domingo as pessoas nos bairros de Tuffah, Cidade Velha e Daraj foram instruídas a se mudarem para “abrigos conhecidos no oeste da Cidade de Gaza”.

Mas ele disse que a evacuação em grande escala ocorreu em meio a ataques aéreos e de drones.

“Foi assustador, as pessoas corriam, algumas estavam em cadeiras de rodas, todos em pânico sem saber para onde ir. Os pesados ​​bombardeios estavam próximos e a fumaça enchia os céus”, disse Al Za’anoun à CNN depois de chegar à área portuária.

Veja também