Início » Egito anuncia descoberta de primeira tumba faraônica em mais de 100 anos

Egito anuncia descoberta de primeira tumba faraônica em mais de 100 anos

por Redação

Uma missão conjunta do Egito e do Reino Unido identificou uma tumba antiga perto de Luxor como a do Rei Tutmés II, falecido em 1479 a.C., marcando a primeira descoberta de uma tumba faraônica real em mais de 100 anos, disse o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito na terça-feira (18).

Localizada a oeste do Vale dos Reis, a tumba de Tutmés II foi a última tumba perdida dos reis da 18ª dinastia do Egito, e a primeira tumba real descoberta desde a do Rei Tutancâmon em 1922, disse o ministério.

Arqueólogos conseguiram identificar a tumba devido a vasos de alabastro encontrados no local e inscritos com o nome do Rei Tutmés II e sua esposa, a Rainha Hatshepsut, uma das poucas mulheres que governaram o Egito.

Eles também encontraram pedaços de sua mobília funerária, bem como pedaços de argamassa com inscrições azuis, estrelas amarelas e escrita religiosa, disse o comunicado.

No entanto, devido à inundação logo após a morte do rei, o túmulo não estava bem preservado, acrescentou o ministério. Havia indícios de que a maior parte de seu conteúdo havia sido movida, e o trabalho para recuperá-lo estava em andamento, disse.

Veja também