Contratada pela Globo em 2024, Eliana Michaelichen deve, enfim, ganhar mais espaço na programação da emissora no próximo ano. A direção estuda novos espaços e formatos que podem ser ocupados pela apresentadora em 2026. Ainda sem um projeto fixo na TV aberta, a loira tem feito apenas aparições pontuais desde que encerrou a primeira temporada do The Masked Singer Brasil sob seu comando.
Apresentado por Eliana entre janeiro e março deste ano, o reality musical teve sua audiência abaixo das edições anteriores e não teve retorno confirmado até o momento. As informações são do portal Notícias da TV.
Segundo dados da Kantar Ibope, a edição de 2025 registrou 9,7 pontos de audiência na Grande São Paulo — uma queda de 11,8% em relação à temporada de 2024, quando o programa ainda era conduzido pela baiana Ivete Sangalo.
Com a queda nos números e o desgaste do formato, a Globo avalia encerrar a atração, exibida desde 2021. Internamente, o programa é visto como tendo “cumprido sua missão”. A emissora reconhece que o reality já não repercute como nos primeiros anos, o que é decisivo para esse tipo de conteúdo, marcado pelo apelo visual e infantil.
Enquanto o futuro do Masked Singer segue indefinido, Eliana tem sido mantida em evidência com aparições esporádicas. Desde sua chegada ao canal, a apresentadora esteve em quadros do Fantástico, do Festival LED, do especial da Black Friday, e assumiu uma cadeira no Saia Justa, do GNT, onde ficou mais “escondida” do grande público.
Neste sábado (7), volta à TV aberta na estreia do quadro Por Que, Mion?, no Caldeirão com Mion, em que será entrevistada por crianças.
A movimentação nos bastidores da Globo, no entanto, indica que a emissora tem planos mais ambiciosos para Eliana. Além da possibilidade de comandar um programa aos sábados, há quem acredite que ela possa, futuramente, substituir Ana Maria Braga. O nome de Eliana é bem-visto comercialmente e poderia repetir o sucesso de Mais Você com o público e anunciantes.
Por ora, essa substituição está distante, e a ideia é que Eliana passe por uma transição gradual, após um período de “descanso de imagem” — ainda muito atrelada ao SBT, emissora em que trabalhou por duas décadas. “O início de 2026 seria o momento ideal para lançá-la em um novo projeto, desta vez com exibição semanal”, revela uma fonte ligada à Globo.