Início » Especialista de gênero rebate ataques na web após postar fotos sensuais: “meu trabalho é quebrar estereótipos”

Especialista de gênero rebate ataques na web após postar fotos sensuais: “meu trabalho é quebrar estereótipos”

por Redação

A onda de ofensas desmedidas nas redes sociais – chamada de hate – tem como alvo predileto mulheres que, em diversas situações, veem suas fisionomias, escolhas e opiniões serem atacadas constantemente na web. A consultora de gênero e raça, Tainara Ferreira, foi uma destas vítimas e decidiu se posicionar sobre o assunto, considerado costumeiro, mas que é alarmante.

Em um vídeo publicado no Instagram, a especialista baiana relatou que, após publicar fotos de biquíni ou mais sensuais, está recebendo diversos comentários de cunho misógino e depreciativo, colocando em questão até o seu trabalho e formação na área.

“Há uma ideia absurda de que mulher não pode ser inteligente e gostosa ao mesmo tempo, porque se ela é gostosa automaticamente é burra, e se for inteligente deve ser feia. Se você pesquisar ‘mulher intelectual’, só aparecerá brancas em ambiente corporativo, com roupas sociais e usando óculos. Tô fora dessa caixa que tentam me colocar”, destacou Tainara.

Sobre os hates sofridos desde então, a consultora afirmou que esperava ser vítima disso e aproveitou para ressaltar que atos como esses são o retrato de um sistema patriarcal, que sempre colocou o público feminino em ‘caixas’, subserviente aos homens. Para mulheres negras, o ataque é ainda mais latente e, contra isso, ela busca debater e confrontar.

“O objetivo do meu trabalho é quebrar estereótipos, e essa sequência de fotos vem justamente para isso, e nós mulheres negras precisamos ir à revelia, em combate ao patriarcado. Nossos corpos sempre foram e sempre serão objetificados e, pra mim, usar esse artifício para difundir letramento e conhecimento já é um ganho”, finalizou.

Veja também