Na tarde desta quinta-feira (7), estudantes do 5º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, do bairro de São Caetano, em Salvador, visitaram a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A iniciativa integra o programa A Escola e o Legislativo, desenvolvido pela Escola do Legislativo com o objetivo de aproximar a sociedade do Parlamento baiano.
O programa também tem como objetivo estimular a participação política, fortalecer a democracia e o exercício da cidadania. E foi exatamente com base nestes pilares que a escola municipal desenvolveu o projeto Cidadão do Futuro, conforme explicou o professor Josiel Reis, que idealizou a atividade ao lado da colega professora Mariana Costa. “Em nosso programa, temos levado alunos de várias séries a alguns ambientes. Um dos locais escolhidos foi a ALBA, porque queríamos mostrar onde as leis são feitas. Aqui temos uma das demonstrações mais fortes do exercício da democracia. Uma coisa é a gente falar na sala de aula. Ter a vivência no espaço de debate das leis é outra experiência completamente diferente”, detalhou o docente, que leciona as disciplinas de geografia e história na unidade educacional.
A diretora da escola, Raimunda Domiense, destacou a oportunidade de os estudantes conhecerem de perto o Legislativo baiano. “Esse é um momento ímpar para todos nós, estudantes e professores. É uma oportunidade que nossas crianças têm de estar em um espaço tão importante como este. Não basta só o conteúdo teórico na sala de aula, é preciso passar por experiências extraclasse como esta”, enfatizou a dirigente.
BALANÇO DA SEMANA
A visita da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães encerrou o ciclo de visitas de estudantes desta semana. Ainda nesta quinta-feira, pela manhã, a ALBA recepcionou o grupo estudantil do Centro Educacional Professora Nalva Oliveira, que fica localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador.
Na terça-feira (5), o Parlamento recebeu a visita dos estudantes do Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto de Andrade, do bairro do Lobato, também na capital baiana.
No total da semana, a Assembleia Legislativa foi visitada por 158 estudantes oriundos das três instituições de ensino. O roteiro da visita na Casa abrange palestras no Plenarinho proferidas por servidores do Legislativo como Laura Ramos, coordenadora do programa A Escola e o Legislativo, que fala das funções do Legislativo; o professor e segurança Evandro Carvalho, que apresenta obras de arte que decoram a Casa, como o mural de Carybé e o painel Procissão do Bom Jesus dos Navegantes do artista Carlos Bastos; e a gerente do Departamento de Taquigrafia, Marilanja Pereira, que aborda a estrutura organizacional do Parlamento.
No Memorial da ALBA, a apresentação do espaço é feita pelo servidor Cláudio Oliveira. Na Biblioteca Aloysio da Franca Rocha, os estudantes são conduzidos por Rosângela Lopes.