Professor e jurista com reconhecimento nacional na área cível, principalmente no Direito de Família, o promotor de Justiça Cristiano Chaves de Farias dará nome à Promotoria Regional de Feira de Santana. Chaves faleceu aos 52 anos, no dia 6 de novembro do ano passado, devido a um câncer.
A partir de solenidade programada para às 17h desta quinta-feira (6), a unidade passará a se chamar Sede Promotor de Justiça Cristiano Chaves de Farias. Com a presença do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, a cerimônia acontece durante a programação especial do projeto ‘PGJ Itinerante’.
Cristiano Chaves por 26 anos no MP baiano e teve passagem destacada na Princesa do Sertão no período de 2003 a 2009. Graduado em Direito e mestre em ‘Família na Sociedade Contemporânea’ pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), ele foi professor de Direito Civil na Faculdade Baiana de Direito e no Complexo de Ensino Renato Saraiva. É autor de livros considerados referência no ramo, como “Manual Prático da Execução de Alimentos”; “Ações de Família na Prática” e “Direito das Sucessões”.
No MP-BA, além de Feira, passou pelas Promotorias de Mucugê, Carinhanha e Paulo Afonso, chegando à capital em 2009. Em 2012, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife) e, em 2014, do então Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caoci). Entre 2010 e 2020, foi assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça e nos últimos anos exercia a atividade na defesa dos direitos do consumidor.