Início » Hospital na RMS é desativado para reformas; unidade foi montada durante pandemia da Covid-19

Hospital na RMS é desativado para reformas; unidade foi montada durante pandemia da Covid-19

por Redação

O Hospital Riverside, localizado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, será desmobilizado para receber obras de reforma estrutural e atualização às normais sanitárias vigentes. O anúncio foi publicado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Diário Oficial desta sexta-feira (28).

Ainda não há detalhes sobre quando a obra será concluída, nem sobre qual será a especialidade da unidade de saúde. Além disso, a Sesab não informou o que acontecerá com os pacientes que estão internados no local.

A unidade de saúde foi montada em maio de 2020, no hotel desativado Riverside, para atender pacientes com diagnóstico de Covid-19 e casos suspeitos. A medida foi adotada para liberar leitos dos hospitais do estado que estavam focados no atendimento ao coronavírus.

O hospital foi desativado no mesmo ano em função das baixas taxas de ocupação de leitos na capital baiana.

Em 2021, a unidade de saúde foi reinaugurada para ampliar a oferta de vagas e, assim, reduzir as taxas de ocupação. Na reabertura, o Hospital Riversidade contou com 96 novos leitos para o atendimento a pacientes com Covid-19, sendo 10 de UTI, 32 de assistência respiratória e 54 clínicos.

Na ocasião, a Sesab informou que o hospital seria administrado pela Fundação Fabamed, que fazia a gestão de aproximadamente 500 leitos, sendo 248 dedicados à Covid-19 nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra, Simões Filho e Itabuna.

Mais de 200 profissionais atuaram na unidade entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros.

Veja também