O primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (25) e a vereadora Marcelle Moraes, que esteve à frente de todos os processos desde o projeto até a inauguração, celebrou a importante data e destacou números significativos dos acolhimentos realizados na unidade.
“São 365 dias de um marco histórico para saúde pública dos animais em Salvador. Desde a inauguração, a unidade já realizou mais de 54 mil consultas, 14 mil internações, 4,2 mil cirurgias e outros milhares de atendimentos essenciais para a saúde animal. O impacto desse serviço reflete em mais de 30 mil vidas salvas e nosso objetivo é ampliar ainda mais esse serviço”, enfatizou Marcelle.
Além disso, em um ano foram feitos mais de 130 mil exames laboratoriais e de imagem para auxílio no diagnóstico e quase 54 mil aplicações de medicação para o tratamento dos bichos. A unidade conta com mais de 70 leitos para acolher pets de tutores independentes ou de ONGs e dispõe de atendimento de médico veterinário clínico e serviço de hospital dia, o que permite internamentos para tratar casos graves, inclusive com ala de isolamento para infecciosos.
A parlamentar, que acompanhou toda a construção e entregou HPVet como secretária de Sustentabilidade e Resiliência da capital, também falou sobre a ampliação do funcionamento da unidade. “Está no meu plano de governo e já estamos estudando a implantação do atendimento 24h para aumentar a resolutividade e agilidade no tratamento dos casos. Não vamos parar de trabalhar em busca dos direitos dos bichos, é o compromisso do meu mandato”, afirmou.
O HPVet também oferece um serviço especializado com ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo dos bichos; bem como exames de média e alta complexidade, a exemplo de Raio X, ultrassom, hemograma, entre outros. O local ainda oferece a vacina antirrábica e atendimentos por teleconsulta entre um médico veterinário e o tutor.