Início » Ivana Gaya lança o álbum ‘Entra, Vai!’ (2025) nesta terça

Ivana Gaya lança o álbum ‘Entra, Vai!’ (2025) nesta terça

por Redação

Após cinco anos do lançamento do EP Magia Negra (2020), a multiartista Ivana Gaya retorna às paradas com o álbum inédito ‘Entra, Vai!’ (2025). O projeto artístico, marcado pelo swing e a potência afro-latina, estreou nesta terça-feira, 14, nas plataformas do Spotify, Youtube, Deezer e demais streamings. 

Resgatando a essência dos ritmos afros, que ficaram conhecidos nacionalmente pelo bloco Ilê Aiyê e internacionalmente pelo Olodum, tendo nomes como Neguinho do Samba, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e outros expoentes; a cantora emerge como a sucessora da cena afro-baiana. Figura em ascensão, Gaya ambientou a estética das faixas nas periferias, trazendo o calor do Pelourinho e do Dois de Julho como escolhas artísticas do single + videoclipe ‘Entra, Vai’. 

A faixa, que integra o disco homônimo, é um convite para fãs e apaixonados pela música afro-brasileira entrarem no universo da cantora. Além de ‘Entra, Vai’ (1), a nova coletânea dá vida aos hits Pedaço de Pista na Lapa (2); Procure Saber (3); De Badogue (4); Siga, Irmã! (5); a homenagem a Letieres Leite, em A Cor da Nobreza (6); o sucesso Quem Manda Nessa (7); além dos singles inéditos Almaci (8), Sexta Vinyl (9) e Eu Lembro (10).  

“Estou extremamente feliz com a realização deste trabalho. Foram cinco anos de pesquisa e dedicação, que chegam através da produção independente. E ser artista independente no Brasil, não é fácil. Então o convite é: entre! Conheça Ivana Gaya. Conheça essa nova fase da artista. Parece que foi ontem que eu estava cantando no Carnaval de 2010, mas cá estamos, 15 anos depois, lançando uma coletânea especial que mescla ancestralidade e contemporaneidade em diferentes batidas”, comenta a multiartista. 

Aos 43 anos, Gaya dá uma virada, mas sem deixar a essência de sua carreira artística com a premiére da faixa ‘Entra, Vai’. O sucesso do novo single aumentou as expectativas para a coletânea, que conduz o público por 10 composições autorais, entre elas, os hits ‘Quem Manda Nessa’, ‘A Cor da Nobreza’ e ‘Siga, Irmã!’. 

Na batida eclética de ritmos afro-latinos, Ivana se entrega ao samba-reggae da aguardada faixa ‘Procure Saber’; levada pelo swing da fusão de zouk e afro-beat em ‘Almaci’; e fechando com uma performance especial de soul no lançamento de ‘Sexta Vinyl’ (uma homenagem a Milton Nascimento e seu álbum ‘Travessia’) e do groove arrastado em ‘Eu Lembro’. Multifacetada, a artista prova através das composições o porquê do título de ‘novo expoente’ da música baiana. 

O projeto chega com versos afiados e synths que fazem o público navegar pelas canções, que explora temas como ancestralidade, liberdade e um novo gênero: o ‘recadão’, cheio de humor e deboche. A cantora revela inspirações das obras de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Letieres Leite, Donna Summer, Olodum e outros artistas, para trazer a essência da música brasileira às faixas produzidas. 

“Trilhar esse caminho na música é uma entrega sem igual. O disco ‘Entra, Vai!’ é o que mais possui faixas e também é o que mais mexeu comigo. São anos nessa trajetória e eu me sinto muito honrada de ver esse retorno do público. As pessoas já estavam ansiosas só do single + videoclipe do ‘Entra, Vai’, então o álbum obteve ainda mais expectativa. Esse retorno à cena é pra entregar essa mensagem: estou de volta, ainda mais intensa, com uma fusão de ritmos que começou em 2020 e que carrega muitas referências do movimento Axé Music. Convido à você conhecer toda essa estética maravilhosa no dia 14 de outubro, terça-feira. E seja o que o verão quiser!”, convida Ivana. 

As faixas do álbum Entra, Vai! (2025) possuem mixagem e masterização por Jordi Amorim, Cuper e Marcus Sampaio; time de músicos assinados por Alexandre Vargas, Cesário Leony, Felipe Guedes, Jadsom, Jotaerre, Neila Kadhí e Pugah; além da gravação do álbum pelo Estúdio Preto, Estúdio Parque do Som,  Marcus Sampaio, e Pracatum, com créditos adicionais para ‘PC’ (Pracatum) e Samuel Borges (Estúdio Parque do Som).

Ficha técnica do álbum Entra, Vai! (2025):

Artista: Ivana Gaya
Arranjos, direção musical e produção: Ivana Gaya
Músicos: Alexandre Vargas, Cesário Leony, Cuper, Felipe Guedes, Jadsom, Jordi Amorim, Jotaerre, Marcus Sampaio, Neila Kadhí e Pugah
Mixagem e masterização: Cuper, Jordi Amorim e Marcus Sampaio
Estúdio de gravação: Estúdio Preto, Estúdio Parque do Som,  Marcus Sampaio, e Pracatum
Lançamento do álbum: outubro de 2025
Créditos adicionais: PC (Pracatum), Samuel Borges (Estúdio Parque do Som)

Veja também