O vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) esteve presente, nesta quarta-feira (3), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, na entrega da requalificação da Casa da Música e do Centro de Atividades (CAT) do Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador. A cerimônia marcou os 32 anos do parque, criado para preservar a Lagoa do Abaeté, um dos cartões-postais mais simbólicos da Bahia.
No CAT, as intervenções contemplaram a requalificação de 14 unidades comerciais e sanitários públicos, a modernização de dois parquinhos infantis, a preservação dos equipamentos culturais existentes, a recuperação da Casa da Bomba, a implantação de placas fotovoltaicas para geração de energia limpa e a pavimentação e drenagem dos acessos.
Já a Casa da Música recebeu obras de reforma e modernização. O espaço cultural abriga um acervo de 700 peças — entre partituras, fitas de áudio e vídeo, instrumentos musicais e discos — e também promove atividades formativas voltadas para a cadeia produtiva cultural local.
Para João Cláudio Bacelar, a requalificação valoriza a cultura, o turismo e a história de Salvador:
“O Abaeté é um símbolo da nossa cidade e do nosso estado. Ver a Casa da Música e o CAT totalmente requalificados é um presente não só para Itapuã, mas para toda Salvador. Esses espaços preservam nossa memória, fortalecem a cultura local e impulsionam o turismo, gerando oportunidades e desenvolvimento para a comunidade”, destacou o parlamentar.