Início » Lula repudia ataque racista contra Vinicius Jr.

Lula repudia ataque racista contra Vinicius Jr.

por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “barbárie” as ofensas racistas sofridas pelo jogador Vinicius Júnior, atleta do Real Madrid e da seleção brasileira de futebol. A declaração foi feita na rede social do petista nesta quinta-feira (14).

“É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr. Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, escreveu Lula em post no X (antigo twitter).

Imagens registradas em vídeo mostram torcedores do Atlético de Madrid chamando o jogador brasileiro de “chimpanzé”. As agressões racistas aconteceram antes do início da partida entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão (Itália), na quarta-feira (13).

Em nota, o Itamaraty afirmou que recebeu com “tristeza e indignação” a ocorrência de novas manifestações racistas contra o jogador brasileiro, que têm sido recorrentes. Disse que vai reiterar às autoridades governamentais e esportivas da Espanha a preocupação com o caso, além de cobrar providências da Uefa.

Recentemente, o jogador também foi comparando com um macaco em uma postagem no instagram do seu time, o Real Madrid. Em seu perfil oficial no Instagram, o time publicou, antes do jogo com o Valencia, uma imagem do brasileiro com uma pequena representação da evolução humana, do macaco para o homem. O atacante viu o post, se irritou e ameaçou não entrar em campo.

Veja também