O módulo de saúde montado pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) para atendimento do público presente na 20ª Parada do Orgulho LGBT+, que aconteceu neste último domingo (10), no Campo Grande, contabilizou 127 atendimentos de baixa complexidade durante todo o evento.
Já a unidade do “Fique Sabendo”, que funcionou anexo ao módulo de saúde, contabilizou o atendimento a 108 pacientes, com a realização de 216 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além das testagens, também foram dispensados insumos para prevenção combinada, preservativos e realizadas diversas atividades educativas e artísticas, essas últimas em parceria com ONGs e instituições, a exemplo do Bonde Universitário da UFBA, e o Rolê da Prevenção, do Motirô-BA.
Outra iniciativa presente na 20ª Parada do Orgulho LGBT+ foi a emissão do Cartão SUS com nome social, ou seja, com o nome adotado socialmente pelo cidadão, sem necessidade de alteração do registro civil. Ao todo, 21 usuários puderam ter acesso ao documento através da ação de inclusão desenvolvida pela SMS. O acesso ao nome social é um direito adquirido das pessoas trans, e busca eliminar situações constrangedoras ou discriminatórias que possam funcionar como barreiras aos serviços públicos.
“A presença da Saúde no evento reforça nosso respeito a toda população. A Parada do Orgulho LGBT+ é uma festa consolidada de celebração e luta, o que reforça nosso compromisso de acolher seus foliões com o mesmo cuidado, atenção e respeito como fazemos no Carnaval, por exemplo, com baianos e turistas. O SUS é universal, equânime e integral, e vamos sempre prezar por esses princípios”, destacou a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, que também foi madrinha do evento.