Com o objetivo de aumentar a segurança e dar mais tranquilidade aos pais, responsáveis e às próprias crianças, a Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou a campanha de conscientização e identificação de meninos e meninas que visitam o Natal Salvador, no Centro Histórico do município. A ação acontece até o dia 6 de janeiro de 2024 e, nesse período, as pulseiras distribuídas serão preenchidas com o nome completo da criança e telefone de contato do responsável.
Para evitar que as crianças se percam, a GCM atua diariamente, no Centro Histórico, das 16h às 22h. Meninos e meninas a partir de um ano já podem receber a pulseira. Somente no primeiro final de semana da ação, 1.150 crianças foram identificadas. Neste período, não houve situação de criança perdida e os agentes também não registraram situação de violência contra crianças e adolescentes. Também não foram registrados documentos perdidos no período.
Para o coordenador de Ações de Prevenção a Violência (Cprev), James Azevedo, a campanha dá segurança e conforto aos visitantes. “A gente não faz só identificação, mas verifica se há algum caso de violência, entrando em contato com o Conselho Tutelar. Este serviço é importante para a comunidade soteropolitana e até para as pessoas que vêm para Salvador, porque faz com que as pessoas tenham a proteção integral das crianças evidenciada. A GCM garante os direitos da criança e do adolescente, por isso esse trabalho ressoa como uma proteção integral, olhando a identificação e as violências. A identificação previne, para encontramos o responsável mais rápido”.
A Guarda Civil Municipal (GCM) mantém, diariamente, cerca de 100 agentes trabalhando para garantir a segurança dos visitantes e moradores. O esquema de segurança para a região conta com pórticos, fechamento de acessos, contratação de segurança privada, reforço e apoio dos órgãos da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e instalação de câmeras na região.