Início » Parque Pedra de Xangô recebe 4ª edição do Festival da Fogueira neste fim de semana

Parque Pedra de Xangô recebe 4ª edição do Festival da Fogueira neste fim de semana

por Redação

O Parque Pedra de Xangô, na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X, vai receber a 4ª edição do Festival da Fogueira da Pedra de Xangô. O evento celebra a espiritualidade e a cultura afro-brasileira, acontecerá neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), e é aberto ao público. O festival é organizado pela Associação Bominfá e Samba das Matriarcas, e conta ainda com o apoio da Prefeitura de Salvador e do Sebrae.

O encontro homenageia Xangô, Nzazi e Sogbo, divindades dos povos tradicionais de matriz africana (candomblé), com uma programação repleta de manifestações religiosas, culturais, comidas típicas juninas, música, arte, rodas de conversa e afroempreendedorismo. O evento tem o intuito de celebrar e fortalecer os laços entre a Pedra de Xangô e as comunidades de terreiros, promovendo uma conexão significativa com a sociedade civil.

Além disso, na oportunidade, acontecerá ainda uma cerimônia especial para a titulação de personalidades civis e religiosas que se destacam pela sua atuação em defesa e proteção das religiões de matriz africana e no combate a intolerância religiosa. “O Guardião ou Guardiã é uma pessoa que, por forte afeição, defende aguerridamente, protege e conserva a cultura do nosso povo. Logo, essa é a proposta aos convidados e convidadas a receberem os títulos de Obásorun e Guardiães do Parque Pedra de Xangô”, explica o babalorixá do Ilê Axé Obá Paleomon, Josias de Xangô, um dos organizadores do evento.

Programação:

Dia 15 (sábado)

15h – Credenciamento

15h30 – Abertura

16h – Exposição e apresentação cultural

17h – Cerimônia de titulação de personalidades civis e religiosos

18h – Cerimônia da Fogueira de Xangô

19h30 – Apresentação cultural “Samba dos Obas e Nane Peruna”

Dia 16 (domingo)

9h – Palestra Sebrae – Estratégias de Vendas para Pequenos Negócios: Transforme Desafios em Oportunidades

13h – Apresentações culturais da Mesa de Ogans, Filhos de Aráyiê, Black Play Dance e Samba dos Obás

Veja também