Início » Parques e equipamentos culturais de Salvador são opções de lazer para crianças no feriadão 

Parques e equipamentos culturais de Salvador são opções de lazer para crianças no feriadão 

por Redação

Com intuito de garantir a diversão da molecada durante o feriadão pelo Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado nesta quinta-feira (12), Salvador oferece várias opções de diversão para todas as idades. A capital baiana reúne parques, praças, jardins e equipamentos culturais municipais que podem ser ótimas alternativas para assegurar o lazer da família.   

Pierre Verger e Carybé – Nos Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana, situado no Forte Santa Maria, e Carybé das Artes, no Forte São Diogo, ambos no Porto da Barra, acontece nesta quinta-feira (12), sábado (14) e domingo (15), a partir das 16h, uma caçada ao tesouro, denominada de “Tesouro das Artes”. Durante a brincadeira, a molecada vai poder desvendar charadas e aprender sobre fotografia e artes. 

Cidade da Música – Acontece nesta quinta (12) e sexta-feira (13), às 15h, na Cidade da Música da Bahia, no Comércio, uma “Gincana da Música”, que trará uma série de jogos investigativos sobre memórias da música baiana. No sábado (14), a partir das 15h, ocorrerá uma atividade de “Instrumentos de Sucatas”. Também no sábado (14) e domingo (15), das 11h às 14h, o espaço contará com mais de 700 horas de conteúdo sobre “Pílulas Musicais”. Ainda no domingo (15), às 15h, haverá mais uma edição do “Musicalização para Bebês”. 

Memorial Dois de Julho – No Memorial Dois de Julho, no Largo da Lapinha, na Liberdade, será realizada a 1ª edição do Projeto Cultura Viva, que abordará sobre a tradição e identidade na festa da Independência da Bahia, como uma iniciativa voltada à difusão da memória histórica brasileira. A ação começa nesta quinta-feira (12) e segue até domingo (15), das 10h às 16h, com visita guiada sobre “Museu de Rua”, “Histórias do Dois de Julho”, “Teatro de Sombras”, “Rito do Fogo Simbólico”, e uma oficina de criação da bandeira do estado da Bahia. 

Casa do Carnaval – De quinta-feira (12) a domingo (15), das 10h às 18h, na Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho, acontecerá uma oficina de “Desenhos no Terraço”, onde a criançada poderá escolher um dos vários desenhos para colorir e ainda levar para casa. Na quinta (12) e domingo (15), às 15h, acontece o Carnaokê Infantil, momento de pegar o microfone, subir ao palco e soltar a voz ao som dos ritmos carnavalescos. 

No sábado (14) e domingo (15), às 11h e 15h, será realizada uma visita guiada com a temática “Bloco de Mediação”, que contará a história do maior carnaval de rua do planeta. Já o “Bailinho dos Super-Heróis” acontece no sábado (14), às 15h, com muito confete, serpentina e animação. 

Casa do Rio Vermelho – A Casa do Rio Vermelho, um acervo histórico da cidade que leva o nome da moradia de Zélia Gattai e Jorge Amado em um dos bairros mais boêmios de Salvador, recebe nesta quinta-feira (12), das 14h às 18h, uma “Pescaria no Jardim”. Na ocasião, meninos e meninas vão conhecer o pescador Jonas e brincar de pescaria no espaço. 

Também nesta quinta e até o domingo (15), às 15h30, a “Visita Mediada” vai fazer o público mirim desvendar segredos e curiosidades do espaço, trazendo a história do local e dos ilustres moradores. Mais cedo, às 10h30, a visita guiada “Caçadores de Sapos” movimenta os pequenos, que são estimulados a encontrarem os anfíbios pela casa e, ainda, pintar desenhos temáticos. 

No sábado (14) e domingo (15), das 10h às 18h, os desenhos feitos pelos alunos de Bela Artes da Ufba serão oferecidos aos visitantes, dentro do “Desenhos na Varanda”. E encerrando a programação no próximo domingo (15), às 15h, a exposição “Teatro de Sombras” vai dar vida aos personagens infantis da obra “A bola e o goleiro”, de Jorge Amado.  

Acesso – A entrada dos ingressos nos espaços custa entre R$20 (inteira) e R$10 (meia) das 10h às 18h, com entrada permitida até 17h.  Têm direito à meia-entrada os residentes de Salvador, estudantes com comprovante e idosos. Crianças de até 6 anos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiência, têm acesso gratuito, com direito a um acompanhante. 

Parque da Cidade – O Parque Municipal Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, no bairro do Itaigara, é uma ótima opção para a criançada, pois disponibiliza espaços diferenciados, garantindo diversão e aventuras para a meninada e um momento de comunhão com a natureza para toda a família. O equipamento funciona de segunda a sábado, das 5h às 22h, inclusive feriados. Nesta quinta-feira (12), a estrutura funciona neste mesmo horário com oferta de brinquedos, atividades e muita diversão para meninada.   

Parque dos Ventos – Alternativa para quem curte a brisa do mar e prática de esportes radicais, o Parque dos Ventos oferece um vasto espaço à beira-mar, totalmente gratuito e com diversos equipamentos para quem curte skate, ciclismo, escalada e rapel, além de ser um ótimo espaço de lazer para toda a família. O equipamento funciona de segunda a sábado, das 5h às 22h, inclusive neste feriado.  

Parque Lagoa dos Dinossauros – Um oásis localizado em uma das regiões mais movimentadas da cidade, o Parque Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, é uma ótima opção para apresentar o fantástico mundo jurássico aos pequenos. O espaço é aberto ao público de segunda a sábado, das 8h às 17h.  

Segurança – A GCM manterá monitoramento e patrulhamento em todos os equipamentos, de forma a garantir a preservação do patrimônio público e a segurança dos frequentadores. No total, 60agentes se revezam diariamente na proteção dos equipamentos. O Parque da Cidade terá um reforço de agentes e contará também com a distribuição de pulseiras de identificação.   

Veja também