Como parte da estratégia de qualificar a infraestrutura da rede de ensino de Salvador, a Prefeitura concluiu as obras de reconstrução da Escola Municipal Visconde de Cairu, em Paripe. Com investimento de R$ R$10 milhões, a nova unidade mais do que triplicou a capacidade de atendimento na Educação Infantil e foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, nesta terça-feira (14).
“Esta é a 18ª escola que nós entregamos desde 2021 nosso município. Estão em construção mais outras 20 unidades e ainda vamos iniciar, nos próximos dias, mais 12. Ou seja, Salvador terá 50 novas escolas até o final de 2024. Esse investimento se soma a 180 estruturas reformadas nos últimos anos. Também estamos cobrindo 80 quadras e colocando ar-condicionado em todas as salas de aula”, destacou Bruno Reis.
O prefeito anunciou que no início do próximo semestre a Prefeitura construirá um complexo esportivo equipado com ginásio e piscina ao lado da Visconde de Cairu, espaço que vai atender tanto os alunos no local como moradores da comunidade.
O chefe do Executivo municipal também relembrou os avanços ocorridos na área da educação, a exemplo da inserção digital para melhoria do aprendizado da rede a partir da entrega de tablets e chromebooks para estudantes e professores. Para o próximo ano letivo, a gestão fará entrega de kits escolares mais completos, com acréscimo inédito de utensílios como mochila e dois pares de tênis para cada criança matriculada.
Ampliação – O antigo edifício da Escola Municipal Visconde de Cairu abrigava 187 alunos e agora pode receber até 680 estudantes (340 por turno), nos grupos 3 a 5 da Educação Infantil. São quase 3 mil m² de área construída, tendo 12 salas de aula climatizadas, sala multiuso e auditório, salas de leitura e para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva coberta, parque infantil, recreio e acessibilidade.
O local também conta com instalações modernas sustentáveis ao meio ambiente: há placas fotovoltaicas para geração de energia solar e sistema de reutilização de água pluvial.
Pai da pequena Thayla Vitória, 6 anos, o autônomo Davidson de Jesus, 29, ficou entusiasmado com a nova estrutura. “Ficou show de bola, muito maior do que era antes. Antigamente, não havia conforto, era tudo muito apertado. Agora, aqui virou uma das melhores escolas da região. Acredito, sim, que isso vai influenciar bastante para o crescimento do aprendizado das crianças”, avaliou.
“Esse é mais um equipamento da mais alta qualidade de infraestrutura, que proporcionou um crescimento de mais de 200% na ampliação de vagas. É uma escola que vai se somar a todos os esforços que estão sendo realizados para transformar a educação de Salvador numa educação de referência”, complementou o titular da Smed, Thiago Dantas.