Início » Prefeitura vai inaugurar ‘Sala Agosto Lilás’ em shopping de Salvador para acolher mulheres vítimas de violência

Prefeitura vai inaugurar ‘Sala Agosto Lilás’ em shopping de Salvador para acolher mulheres vítimas de violência

por Redação

A Sala Agosto Lilás, espaço dedicado a orientar mulheres vítimas de violência, será inaugurada na próxima segunda-feira (11), a partir das 9h, no piso L1 do Shopping Bela Vista. O local, que em anos anteriores era periódico, permanecerá de maneira fixa no centro comercial. A iniciativa foi idealizada através de uma parceria da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o centro de compras onde a ação acontece.

“O Agosto Lilás não é um mês de comemoração, mas um mês de reflexão e ação, e o município de Salvador todo ano faz entregas significativas. Neste ano, nós temos a entrega do ‘Botão Lilás’ e a parceria com a ‘Sala Lilás’, que vai ser um local de acolhimento permanente para mulheres vítimas de violência”, explicou a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

A secretária mencionou outras ações deste período: “Também teremos ações do Tech Delas, projeto para que mulheres em vulnerabilidade social tenham cursos de formação específica, com inclusão digital, e também o início das aulas do Mulheres no Volante, tanto de primeira habilitação como mudança de categoria. Ou seja, será um mês para reflexão, fortalecimento e empoderamento feminino”, disse a gestora municipal.

A diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, explica que a Sala Lilás é mais uma política pública da Prefeitura de proteção à mulher, buscando estar em vários locais da cidade. “Então, o Shopping Bela Vista, de forma permanente, terá um espaço de acolhimento para as mulheres, especialmente aquelas que estejam vivenciando uma situação de violência. Neste espaço teremos psicóloga, assistente social e advogada para que sejam feitos os encaminhamentos para os serviços que se encontram no município”, reforçou.

A gerente de marketing do Shopping Bela Vista, Juliana Brandão, lembrou a importância de espaços comerciais também se envolverem em ações como essa. “Ajudar pessoas em situação de risco e vê-las sendo acolhidas pelo poder público é relevante, porque entendemos nosso papel na sociedade, nos colocando não apenas como um local de lazer e compras, mas de acolhimento e informação. Nós fazemos essa parceria há três anos, e neste mês temos ações de orientação, workshop e empreendedorismo, apoiando o Agosto Lilás e o Luto Por Elas, e surgiu a ideia de instalar a sala no shopping de forma fixa”, afirmou.

Atendimento à Mulher – Salvador possui equipamentos para ajudar o público feminino vítima de violência. O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), situado em Cajazeiras, atende pelo telefone (71) 3202-7380; o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, pode ser contatado através do (71) 3202-7396. Ambos funcionam presencialmente das 8h às 17h.

Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira, pode ser acionado pelo contato (71) 3202-7399. Este local, além de funcionar no horário dos demais, também está disponível 24 horas para o acolhimento de mulheres.

Casa da Mulher Brasileira – Além dos centros de acolhimento, Salvador conta com a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah. O local é uma unidade de atendimento voltado ao acolhimento e à proteção de mulheres vítimas de violência e funciona 24 horas por dia, reunindo todos os serviços especializados como a Delegacia Especializada, Juizado de Violência Doméstica, Ministério Público, Defensoria Pública e apoio psicossocial.

Veja também