Pelo menos quatro pessoas morreram e outras oito ficaram feridas em um tiroteio que aconteceu em uma igreja mórmon de Michigan, nos EUA, neste domingo (28). Segundo as últimas atualizações da polícia local, o atirador morreu durante uma troca de tiros com dois policiais que atenderam a ocorrência.
De acordo com informações da Associated Press (AP), o crime foi na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, cerca de 80 quilômetros ao norte de Detroit.
Na última coletiva de imprensa deste domingo, divulgada na agência de notícias Reuters, o chefe de polícia de Grand Blanc, William Rayne, identificou o atirador como Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, morador da cidade vizinha de Burton. Ele invadiu a igreja com seu carro e saiu do veículo disparando um fuzil. Ele acrescentou que centenas de pessoas estavam na igreja, e que o incêndio foi causado pela colisão do veículo.
Chamas e fumaça saíram da igreja por horas até que o incêndio fosse controlado. Os socorristas começaram então a vasculhar os destroços. “Acreditamos que encontraremos mais vítimas quando descobrirmos a área onde ocorreu o incêndio”, disse Renye.
Inicialmente, a polícia havia informado que nove pessoas ficaram feridas. Posteriormente, Renye confirmou a morte de mais uma vítima por disparo em um hospital, sem esclarecer se ela estava incluída no número de feridos.
Além do ataque a tiros, os bombeiros foram acionados para combater o incêndio que tomou conta da igreja.
Também na última atualização à imprensa, o chefe da polícia local disse que uma vítima está em estado crítico e as outras seguem estáveis.
Uma mulher que se identificou como Paula descreveu sua fuga como “surreal” em uma entrevista à emissora de televisão WXYZ.
“Ouvimos um grande estrondo e as portas explodiram. E então todos saíram correndo”, disse ela, acrescentando que não havia segurança e que o atirador abriu fogo contra os paroquianos enquanto fugiam.
“Perdi amigos lá dentro e algumas das minhas crianças pequenas da escola primária, que leciono aos domingos, ficaram feridas. É muito devastador para mim”, disse ela.
A polícia afirmou que ainda não identificou um motivo para o incêndio ou o tiroteio. Investigadores estão revistando a residência do suspeito em Burton.
Este é o mais recente de uma série de ataques a tiros contra locais de culto nos EUA nos últimos 20 anos, incluindo um incidente em agosto que matou duas crianças durante a missa na Igreja da Anunciação, em Minneapolis.
O prédio da igreja, cercado por um estacionamento e um grande gramado, fica próximo a áreas residenciais e a uma igreja das Testemunhas de Jeová. Está localizado em Grand Blanc Township, uma comunidade de aproximadamente 40 mil pessoas nos arredores de Flint.