Em sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (19), o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) aproveitou para criticar as falas do presidente Lula sobre Israel, que está em guerra contra o grupo terrorista Hamas.
Em discurso na cúpula da União Afriana, na Etiópia, o chefe de Estado afirmou que o governo de Benjamin Netanyahu estaria cometendo um genocídio contra o povo palestino, e ainda equiparou a reação israelense à prática criminosa cometida por Adolf Hitler contra os judeus entres anos 30 e 40.
O parlamentar repreendeu o comentário, considerado infeliz, ao comparar um ato de conflito contra terroristas ao Holocausto nazista, que matou milhões de judeus, povo este que forma a maioria do Estado de Israel.
Na tribuna, Samuel Júnior pontuou que o petista se aproxima de Hitler ao trazer um falso álibi para justificar a caça aos israelenses. “Para Lula, a reação israelense é similar ao morticínio praticado por Adolf Hitler. Para nós, quem está se associando a Hitler é Lula. Essa fala descabida não reflete o sentimento do povo brasileiro”, declarou.
Iniciado em 7 de outubro de 2023, após um ataque e tentativa de invasão feita pelo Hamas, que causou centenas de mortos e diversas pessoas reféns, Israel contra-atacou e realiza, até então, uma série de ofensivas com o objetivo de conter e neutralizar a organização terrorista.
Por fim, o deputado pediu para que a comunidade cristã se unisse e repreendesse a fala de Lula, que gerou uma crise diplomática entre os dois países: “Resta-nos orar para que Deus nos livre do inimigo de Israel, para que nossa nação seja abençoada por abençoar Abraão”.