Início » Sem citar nomes, secretário de Cultura de Salvador critica artistas por racismo

Sem citar nomes, secretário de Cultura de Salvador critica artistas por racismo

por Redação

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, fez um post nas redes sociais refletindo a importância da Axé Music na música brasileira e o legado dos artistas baianos. O post repercutiu também por conta de uma crítica feita pelo gestor a uma tentativa de apagar menções às religiões de matrizes africanas. De acordo com Tourinho, sem citar nomes, alguns músicos estão praticando racismo.

“A celebração dos 40 Anos do Axé-Music é muito bem vinda, é necessária e pertinente. Contudo, ela não pode vir sem também trazer junto algum pensamento crítico. Importante botar as coisas no seu devido lugar antes de começar o oba oba. Temos a oportunidade de seguir em frente, corrigir percursos, fazendo o melhor e o justo. Viva o Axé”, escreveu Tourinho na legenda.

O post recebeu comentários de Ivete Sangalo. A artista endossou a mensagem, inclusive reagindo com emojis de palmas.

Internautas apontaram que a mensagem do secretário seria uma indireta à cantora Claudia Leitte, recentemente envolvida em uma mudança em letras da axé music.

Fãs de Cláudia Leitte rebateram as acusações nas redes sociais com vídeos da cantora demonstrando proximidade com a axé music. No último sábado (14), a artista fez uma apresentação em Salvador e entrou no palco no ritmo do ijexá, ligado à religião de matriz africana.

Pedro volta atrás

Após a publicação da reportagem, Pedro Tourinho fechou os comentários da publicação original e ocultou, assim, as manifestações de Ivete e outros usuários do Instagram. Nos stories, o secretário disse que não direcionou a fala a nenhum artista específico.

Veja também