Início » Servidores do Judiciário Federal na Bahia entram em greve na segunda

Servidores do Judiciário Federal na Bahia entram em greve na segunda

por Redação

Servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia confirmaram adesão à greve nacional da categoria, com paralisação entre os dias 30 de junho a 4 de julho. A decisão foi tomada em assembleia realizada no último dia 17, diante da ausência de proposta concreta do Supremo Tribunal Federal (STF) para o reajuste salarial e para a reestruturação das carreiras.

A mobilização também pressiona por abertura de negociação direta com o STF sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) apresentado pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe). A assembleia, convocada pelo Sindjufe-BA, reuniu quase 100 pessoas entre participação presencial e online, e definiu um calendário de atividades durante o período da greve.

A greve ocorre em um momento decisivo, com o encerramento do prazo para que o STF envie ao Congresso a proposta orçamentária de 2025. A categoria reivindica reposição das perdas inflacionárias acumuladas, reenquadramento de auxiliares, fim do confisco previdenciário, pagamento do Adicional de Qualificação (AQ) com base no CJ-1, entre outras pautas que visam à valorização de ativos, aposentados e pensionistas.

No período da greve, questões urgentes e de perecimento de direito continuarão sendo atendidas em regime de plantão.

Calendário:
30/6 (segunda-feira) – Caravana para ato em Brasília e atividade no TRE-BA (Salvador), às 8h, com o tema: “Pelo direito de greve e contra a precarização da Justiça Eleitoral”

1/7 (terça-feira) – Ato na Justiça Federal (sede), às 8h, com foco em segurança e condições de trabalho

2/7 (quarta-feira) – Participação no cortejo do Dois de Julho, com o mote: “O serviço público é do povo! Lutar não é crime!”

3/7 (quinta-feira) – Ato no TRT5 e inauguração da subsede do sindicato no novo prédio do Tribunal

4/7 (sexta-feira) – Ato com Assembleia Geral para avaliação da continuidade da greve (local a ser definido)

A próxima assembleia já está marcada para o próximo dia 4 de julho, às 10h, sob coordenação do Comando de Greve.

Veja também