Início » Setembro Amarelo: confira a programação montada pela Saúde de Salvador

Setembro Amarelo: confira a programação montada pela Saúde de Salvador

por Redação

A Campanha Setembro Amarelo oportuniza o fortalecimento de informações, visibilidade e uma atenção aprofundada para o cuidado com a saúde mental, essencial para manter qualidade de vida. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador montou uma programação centrada em alertar e conscientizar a população sobre a importância do tema e prevenção ao suicídio.

As atividades estão programadas nas unidades e equipamentos de saúde mental, envolvendo usuários, familiares e também os profissionais que atuam na rede de Atenção Primária, além de caminhadas e outras atividades extramuros.

Acesso ao serviço na rede

Através da Rede de Atenção Psicossocial no município, o suporte aos pacientes acontece o ano inteiro. Para ter acesso ao CAPS, o usuário deve procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da residência para acompanhamento preventivo, uma vez que a atenção primária é a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde; ou ir diretamente a um CAPS.

A rede municipal conta com 20 CAPS e 03 CSM (ambulatório especializado), com atendimento em saúde mental. Para casos de emergências, Salvador conta com um Pronto-Atendimento Psiquiátrico que funciona 24h no 5° Centro de Saúde Clementino Fraga e 02 UPAS com atendimento psiquiátrico 24h (UPA Santo Antônio e Valéria). Após alta do atendimento de emergência, considerando a demanda de continuidade no atendimento assistencial, a pessoa pode ser encaminhada ao CAPS mais próximo de sua residência.

Confira a programação: (sujeita à alteração)

02.09: CAPS II LIBERDADE
“Saúde em Foco”
Objetivos: trabalhar a temática através de palestras, trechos de filmes e músicas. Público-alvo: Usuários do Caps II Liberdade

04.09: CAPS II ADILSON SAMPAIO
“O que significa o Setembro Amarelo para você? ”
Objetivo: Estimular a livre produção (palavras ou artes) e a participação dos usuários sobre os seus próprios afetos e entendimentos. Materiais para uso na decoração dos ambientes. Público-alvo: Usuários dos serviços participantes das oficinas propostas.

04.09: CAPS II ÁGUAS CLARAS
“Oficina de Cinema, Filme As vantagens de ser invisível” (Às 9h)
Objetivos: tratar o tema do suicídio de forma lúdica .
Público-alvo: Usuários e familiares do serviço.

SEMANALMENTE, DURANTE O MÊS DE SETEMBRO: CAPS II ÁGUAS CLARAS
Abordagem do tema nos Grupos de Referência
Objetivos: Trazer o tema de valorização da vida através de dinâmicas de grupo,
Público-alvo: Usuários e familiares do serviço.

06.09: CAPS II ADILSON SAMPAIO
Abertura das atividades do mês Setembro Amarelo com Zumba e café da manhã.
Objetivo: Estímulo às atividades físicas e a dança em grupo como medida terapêutica, além do incentivo às interações interpessoais.
Público-alvo: Público livre

04.09; 09.09; 11.09; 18/11: CSM RUBIM DE PINHO
“Valorização da Vida”
Objetivo: Sala de espera e Grupo Sobre Valorização da Vida
Público-alvo: Pacientes do Rubin de Pinho e Pacientes da Farmácia

09.09: CAPS AD III GEY ESPINHEIRA
Oficina de redução de danos
Objetivo: Redução de danos e informações sobre o setembro amarelo
Público-alvo: Usuários e familiares

04.09: CAPS II ADILSON SAMPAIO
“O que significa o Setembro Amarelo para você? “
Objetivo: Estimular a livre produção (palavras ou artes) e a participação dos usuários sobre os seus próprios afetos e entendimentos. Público-alvo: Usuários dos serviços participantes das oficinas propostas.

06/09: CAPS II LIBERDADE
“Grupo Movimento e partilhando saberes”. Trabalhar a temática junto aos usuários com o objetivo de torna-los protagonistas e trabalhar a expressões corporais. Público-alvo: Usuários
Local: local a definir

11/09: CAPS II ADILSON SAMPAIO
“Como está a sua saúde mental? ”
Objetivo: Psicoeducação: atividades dinâmicas em salas de espera nas UBS e USFs do território em conjunto com os ACS; rodas de conversa sobre o que vem a ser e como podemos prevenir o adoecimento mental. Público-alvo: Usuários e profissionais
Local: UBS e USFs do território

12/09: CAPS II ADILSON SAMPAIO
Práticas Integrativas no cuidado com a saúde mental
Objetivo: Roda de conversa sobre o tema Saúde Mental; técnicas de alongamento, e de relaxamento; estímulo ao autocuidado com sessões de auriculoterapia. Público-alvo: Todos usuários que se interessarem e extensão aos principais cuidadores.
Local: Área de atividades coletivas do CAPS

12/09: CAPS II ADILSON SAMPAIO
Nome da ação: Práticas Integrativas no cuidado com a saúde mental
Objetivo: Roda de conversa sobre o tema Saúde Mental; técnicas de alongamento, e de relaxamento; estímulo ao autocuidado com sessões de auriculoterapia. Público-alvo: Todos usuários que se interessarem e extensão aos principais cuidadores.
Local: Área de atividades coletivas do CAPS

16/09 às 9h: CAPS II ÁGUAS CLARAS
Nome da ação: Grupo de Bom dia.
Objetivos: Roda de Conversa sobre valorização da Vida e Prevenção ao suicídio. Público-alvo: Usuários e familiares.
Local: CAPS Águas Claras
16/09 às 9h: CAPS II OSWALDO CAMARGO
“Grupo de Bom dia”. Roda de Conversa sobre valorização da Vida e Prevenção ao suicídio. Público-alvo: Usuários e familiares.
Local: CAPS Águas Claras

26.09 às 9h: CAPS II EDUARDO SABACK
Sarau artístico “A vida é boa com você” Estudos indicam que conexões afetivas e senso de pertencimento são importantes fatores protéticos para a saúde mental. A ação visa reafirmar as conexões afetivas e sociais como elementos de fortalecimento e reabilitação psicossocial. Nessa data, serão realizadas ações artísticas e expressivas como estratégia de autocuidado. Público-alvo: Usuários, familiares e comunidade

26.09.24 às 9h: CAPS i MEIRA LESSA
Caminhada pela vida, na Orla de Jaguaribe a Piatã. Promover a conscientização e o apoio em relação às questões de saúde mental e prevenção ao suicídio. Busca também celebrar a vida, conscientizar sobre a Saúde Mental, reduzir o estigma, oferecer apoio e solidariedade, promover recursos e prevenção. Público-alvo: Usuários e familiares do CAPS IA.

19 e 27/09: CAPS II ADILSON SAMPAIO
“O que é um CAPS? ”Realização de atividades dinâmicas sobre o que é e para quem se destinam os CAPS e quando buscar ajuda para o equilíbrio da saúde mental? Público-alvo: Todo público presente nas UBS é USFs do território.
Local: UBS e USFs do DS Itapagipe, salas de espera do CAPS para os usuários.

27.9 às 8h: CSM ARISTIDES NOVIS
“Sarau Setembro Amarelo”. Apresentação de manifestações artísticas e culturais, por usuários, profissionais e convidados da unidade com o tema principal valorização da vida. Público-alvo: Usuários do serviço, profissionais e convidados.

06,13 e 20.09 às 8h: CSM ARISTIDES NOVIS
“Música em cartaz”: Projeção de vídeo com letra e áudio da música escolhida para trabalhar o tema setembro amarelo. Permitir espaço para arte, sonoridade como forma terapêutica; utilizar a música como instrumento psicopedagógico. Público-alvo: Usuários e acompanhantes.

DURANTE TODO O MÊS: Segunda, quarta, quinta e sexta (manhã/tarde): CAPS II GARCIA UFBA
“Ação de intensificação da informação”. Intensificar as informações sobre prevenção do suicidio nos grupos e oficinas da unidade; Público-alvo: Usuários, familiares e profissionais.

CAPS II GARCIA UFBA
“ Qualificar quem cuida”. Qualificar os profissionais da unidade acerca do manejo na crise suicida, dentre outros; Público-alvo: Usuários, familiares e profissionais.

DURANTE O MÊS DE SETEMBRO: CAPS II GARCIA UFBA
“Espalhando informação”. Distribuir panfletos e cartazes informativos para usuários e familiares. Público-alvo: Usuários, familiares e profissionais.

09, 10, 16 e 17.9: CAPS II LIBERDADE
“Grupo de artesanato e Pintura”. Confecção de pinturas em telas, cartazes, faixas em alusão ao setembro amarelo. Através do desenho expressar a temática a ser abordada. Público-alvo: Usuários do Caps II Liberdade

23.09: CAPS II LIBERDADE
“Grupo divirta-se e capoeira”. Proporcionar aos usuários atividade lúdico terapêutico através da expressão do grupo da capoeira no parque da cidade. Será solicitado veículo para possibilitar o acesso de maior número de usuários.
Público-alvo: Usuários do Caps II Liberdade
Local: Parque da Cidade

12 e 19/09: CAPS II LIBERDADE
“Oficina da Horta”. Produção de sementes de girassol com confecção de cartões em alusão ao tema do setembro amarelo para serem posteriormente distribuídas na caminhada em território. Público-alvo: Usuários, comunidade

17 e 26/09 pela manhã: CSM OSWALDO CAMARGO
“De olho nos sintomas”. Roda de Conversa, ouvir os usuários, falar sobre sinais suicídios, construir um painel. Público-alvo: Usuários

20.09 às 8h; CAPS II OSWALDO CAMARGO
“Caminhada da semana Integra Caps” – saída do Caps Oswaldo Camargo ao deck da Praia da Paciência com exercícios de alongamento, meditação e relaxamento visando promover saúde e ampliação de repertório social no território, valorização da vida e do bem-estar individual e coletivo.

23/09: CAPS II LIBERDADE
“Caminhada Setembro Amarelo”. Realizar caminhada nas ruas do entorno do serviço apresentando a produção dos grupos da horta, artesanato e pintura com o objetivo de falar sobre o que representa o setembro amarelo. Público-alvo: Usuários, comunidade
Local: Bairro do IAPI

DUAS ÚLTIMAS SEMANAS DO MÊS DE SETEMBRO: CAPS IA LIBERDADE
“Cinema Amarelo”. Sessão de cinema com usuários e familiares (momentos diferenciados entre ambos os grupos) com proposta de discussão sobre a temática da promoção da saúde mental e do autocuidado. Público-alvo: Usuários e Familiares

  1. 09: CAPS II ÁGUAS CLARAS
    “Sarau e Coral das alunas do Colégio Edvaldo Brandão”. Integrar os usuários do serviço com a comunidade, ofertar acesso à cultura e entretenimento promovendo saúde mental como fator protetivo de prevenção ao suicídio. Público-alvo: Usuários, familiares e comunidade em geral.
    Local: Espaço Cultural do CAPS Águas Claras.

26.09: CAPS II LIBERDADE
“Roda de conversa”. Trabalhar a temática da pré e pós venção ao suicido junto com a equipe de psicólogos através de uma oficina verbal.
Público-alvo: Usuários e familiares

27.09 às 9h: CAPS AD PERNAMBUÉS
“Sextouuuuuu” – Karaokê itinerante em alusão ao Setembro amarelo, que será realizado pelo Caps Ad Pernambués e CSM Aristides Novis. Possibilitar momento de reflexão sobre a vida, através da música. Público-alvo: Usuários do CAPS Ad Pernambués e do CSM Aristides Novis
Local: CSM Aristides Novis

Veja também