A Copa Sul-Americana começa nesta terça-feira (5), mas sem nenhum time brasileiro ou argentino em campo. A mudança no formato de disputa justifica a ausência destas equipes nesta etapa do torneio.
Brasil e Argentina são os únicos dois países com seis vagas garantidas na competição —todas elas na fase de grupos. Esta foi uma ideia colocada em prática pela Conmebol na edição de 2021, quando o torneio deixou de ser somente de mata-mata e passou a ter uma fase de grupos.
Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela têm quatro cada, sendo todas na fase preliminar. Os dois representantes destes oito países na fase de grupos são conhecidos em um playoff local que começa a ser disputado nesta terça-feira (5).
São dois playoffs entre os times de cada país. O sistema de disputa acontece jogo único, com o time mandante sendo conhecido em um sorteio prévio feito pela Conmebol. O vencedor avança para a fase de grupos.
Os 16 classificados do playoff regional se juntam aos 12 brasileiros e argentinos, totalizando 28 equipes na fase de grupos. Os outros quatro times que integram os 32 do torneio são os quatro eliminados na 3ª fase preliminar da Libertadores.
O Brasil vai ganhar mais um representante na fase de grupos. Isso porque, Red Bull Bragantino e Botafogo se enfrentam na 3ª fase preliminar da Libertadores, o que já garante ao eliminado uma vaga na Sul-Americana.
*
JOGOS E DATAS DA FASE PRELIMINAR DA SUL-AMERICANA
Terça-feira (5/3)
Tomayapo-BOL x Jorge Wilstermann-BOL – 19h (de Brasília)
Universidad Católica-CHI x Coquimbo-CHI – 19h
Carabobo-VEN x Metropolitanos-VEN – 21h30
Deportivo Garcilaso-PER x ADT Tarma-PER – 21h30
Tolima-COL x Independiente Medellín-COL – 23h
Quarta-feira (6/3)
Everton-CHI x Unión La Calera-CHI – 19h