Início » Unidade de saúde no Pau Miúdo promove Agosto Dourado e Lilás com ações de acolhimento e conscientização

Unidade de saúde no Pau Miúdo promove Agosto Dourado e Lilás com ações de acolhimento e conscientização

por Redação

Em Salvador, durante todo o mês de agosto, o 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy realizou uma série de atividades voltadas à promoção do aleitamento materno e o combate à violência contra a mulher.

A programação do Agosto Dourado e Lilás na unidade localizada no bairro Pau Miúdo envolveu funcionários, pacientes e a comunidade, reforçando a importância da informação e da conscientização em saúde.

O ponto alto das ações aconteceu no dia 14 de agosto, quando o centro promoveu uma ação conjunta com palestra, roda de conversa e dinâmicas lúdicas, oferecendo um espaço de acolhimento, diálogo e aprendizado.

A iniciativa buscou aproximar profissionais de saúde e população, fortalecendo vínculos e promovendo práticas de cuidado integral. Além disso, para abordar a luta contra a violência doméstica, a delegada Ana Flávia, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), também esteve presente.

Gerida pela Fabamed, a unidade tem se destacado por implementar ações de humanização, que ampliam o acesso à saúde e estimulam o protagonismo dos usuários no cuidado com sua própria vida.

Para Thiago de Jesus, marido e acompanhante de paciente gestante atendida no ambulatório, a ação sobre aleitamento materno foi importante para entender o quanto isso é importante para o bebê. “O evento foi excelente, a gente conseguiu saber sobre tudo de forma bem explicada, agora vamos colocar em prática quando ele nascer”, completou.

De acordo com a direção da instituição, atividades como essas reforçam o compromisso em tratar a saúde não apenas como ausência de doença, mas como bem-estar físico, mental e social.

“A ideia de promover ações educativas sempre é de muita importância, pois possibilitam o acesso ao conhecimento de forma lúdica através de dinâmicas e atividades lúdicas com conteúdos importantes Essas são oportunidades de unir informação e acolhimento”, disse Zorilmar Teixeira, administradora da unidade.

As ações do mês reforçaram a importância da prevenção, da conscientização e da educação em saúde, contribuindo para uma sociedade mais informada, saudável e justa.

Veja também