Um vazamento de óleo foi confirmado em uma área de manguezal da cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no sábado (24). A prefeitura atribuiu o vazamento a Transpetro, empresa responsável pelo transporte de óleo e gás.
A Transpetro informou que o vazamento foi de uma água oleosa que continha cerca de 20 litros de óleo. O vazamento já foi contido e está relacionado a perda de contenção em uma tubulação.
Apesar disso, parte do óleo atingiu a areia próxima ao Terminal Marítimo de Madre de Deus e uma outra parcela chegou ao mar. Segundo a prefeitura, as praias da cidade não foram afetadas.
Os pescadores da região registraram as manchas de óleo em um manguezal. Em uma foto, a perna de um deles aparece suja com o material. [Veja na foto acima]
Uma outra imagem mostra funcionários da Transpetro no local. Conforme foi informado pela empresa, equipes foram mobilizadas para a limpeza do material ainda no sábado.
A Transpetro também informou que representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estiveram no local para vistoria. O instituto, no entanto, não se posicionou ainda.
Conforme a prefeitura de Madre de Deus, os responsáveis pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Sedumam) também avaliaram o local e fizeram os registros necessários para a notificação, que só será feita na segunda-feira (26).
A prefeitura ainda disse que aguarda da empresa informações sobre a causa do vazamento, o tipo de produto vazado e as consequências para o meio ambiente.