Início » Vereadores de Camaçari aprovam aumento de duas cadeiras no Legislativo

Vereadores de Camaçari aprovam aumento de duas cadeiras no Legislativo

por Redação

Os vereadores de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), aprovaram nesta quinta-feira, 2, o aumento de duas cadeiras para o Legislativo. Com isso, a Casa Legislativa passará a ter 23 vereadores já após as eleições municipais deste ano.

A novidade altera a Lei Orgânica do Município (LOM) e surge em razão do aumento de eleitores na cidade, conforme aponta o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A proposta que promulgou o aumento do número de vereadores começou a tramitar em dezembro, com autoria e aprovação de todos os edis. Uma Comissão Especial formada pelos parlamentares Niltinho (PRD), Herbinho (União), Jamelão (Cidadania), Tagner (PT) e Vavau (PSB), analisou a emenda e encaminhou a matéria para votação em plenário.

A cidade, que recentemente atingiu o número de 200 mil eleitores aptos, também passou a ter a possibilidade de segundo turno.

Camaçari, que é considerado um dos municípios mais ricos da Bahia, tem duas candidaturas fortes à prefeitura: o ex-secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT) e o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos (União Brasil), apadrinhado pelo prefeito Elinaldo Araújo, do mesmo partido, e Oswaldinho Marcolino (MDB).

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE, divulgada no dia 8 de abril, mostrou uma disputa acirrada entre Caetano e Flávio na queda de braço pela cadeira do Executivo. O petista, por sua vez, lidera as intenções de voto com 50,3% das intenções de voto contra 43,8% de Matos (União). Oswaldinho Marcolino (MDB) tem 1,7%.

Veja também