O prefeito Bruno Reis (União) anunciou, nesta segunda-feira (10), mudanças nas Secretarias Municipais de Ordem Pública (Semop), de Gestão (Semge) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Além disso, a criação da Secretaria do Mar.
Alexandre Tinôco, que estava à frente da Semop desde junho de 2023, assume agora a Secretaria de Gestão (Semge), que estava sem titular desde o dia 10 de fevereiro com a saída de Rodrigo Alves para a pasta da Saúde. Tinôco já foi diretor de desenvolvimento urbano e diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A expectativa é muito grande a gente poder estar à frente de uma pasta tão importante do nosso município, uma secretaria que conversa com todas as demais secretarias do município, tem ações transversais com todas elas, cuida dos nossos servidores, dos nossos prestadores de serviço. Então, aí poder cada vez mais trazer propostas, ações, para que cada secretaria faça seu melhor trabalho e preste o serviço cada vez melhor para nossa população. Então, uma expectativa muito grande é trazer essa bagagem da Sedur, da Semop e poder contribuir cada vez mais com o nosso município, com o prefeito Bruno Reis, com a vice-prefeita Ana Paula, para que a avaliação cada vez mais seja positiva da gestão e isso traz muita alegria. Então, a expectativa é grande. Eu espero honrar e poder estar à frente dessa pasta é motivo de orgulho”, disse.
Ele explicou que a pasta que conversa com as demais secretarias e cuida das licitações. “As licitações que chamamos de sistêmicas que são aquelas licitações que abrangem toda a prefeitura, todas as pastas, toda a questão dos prestadores de serviços do nosso município, mas principalmente o cuidado com os nossos servidores. Então é uma pasta de grande relevância, conversa com todas as demais secretarias, ações com todas as demais. E a ideia é que a gente possa fortalecer cada vez mais essa união entre as pastas do município para que juntas todas possam fazer sempre o melhor serviço, prestar o melhor serviço, fazer o melhor trabalho para servir a nossa população, a nossa gente”, continuou.
Décio Martins (PDT), que comandava a Transalvador desde janeiro de 2023, assume a Semop. Ele já foi secretário de Saúde de Salvador e subsecretário de Promoção Social (Sempre).
Me sinto muito animado, feliz com o novo desafio. Saio da Transalvador com sentimento de dever cumprido, né? E já vinha acompanhando aí no Carnaval, nas reuniões de todos os dias, o secretário Tinoco falando do desafio dos ambulantes nas festas populares. Aprendi muito com ele, é um cara que eu vou discutir bastante, mas penso que a principal, a questão mais sensível, as questões mais sensíveis da Semop são os ambulantes, que eu vou buscar ter todo o diálogo. São pais e mães de família que merecem respeito, levam o sustento para suas casas e também a questão dos cemitérios é um outro desafio que eu também terei pela frente. Mas que sempre na minha vida procurei entender os problemas, encará-los de frente. Dessa vez não vai ser diferente. A iluminação pública é uma área que tá funcionando muito bem. A Guarda Municipal, nós temos aí o plano de segurança que eu vou entender para poder dar minhas sugestões aí no que for possível. Também temos a Limpurb, que também Cacau vem fazendo uma excelente gestão, debater com ele, saber o que podemos melhorar. Então, muito animado, muito feliz e vou trabalhar bastante para fazer tentar fazer uma grande gestão nesse novo desafio”, disse.
Diego Brito será o novo superintendente da Transalvador no lugar de Décio. Ele era chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz.
Eu tinha falado anteriormente que a Transalvador é o órgão, eu acredito que um dos órgãos mais importantes da gestão da organização da prefeitura. Por quê? Qualquer problema de trânsito na cidade, qualquer acidente, qualquer problema atinge diretamente a população e a população trabalhadora que já passa 2, 3 horas dentro de um ônibus devido a alguns engarrafamentos na cidade. Minha expectativa é mudar essa imagem da Transalvador para com a população. A população quando vê um agente de trânsito, ele vê o agente como um uma pessoa que vai ali para multar. Mas o agente, a Transalvador não é um órgão que multa, é um órgão que organiza o trânsito, que disciplina. Então eu acho que é isso que a gente tem que mudar, mudar a forma que a Transalvador se comunica com a população, para que a população entenda a importância do órgão”, explicou.
Andrea Mendonça (PDT) que assumiu a Secretaria do Mar é irmã do deputado federal e presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Júnior, já foi secretária municipal de Cultura e Turismo até janeiro de 2023, secretária de Relações Institucionais e Internacionais, na secretaria do gabinete do prefeito, e já ocupou cargos no governo da Bahia, a exemplo da secretaria de Agricultura e Junta Comercial da Bahia.
O mar de Salvador é um desafio, mas, principalmente, uma oportunidade. O que ele pode oferecer para a cidade é incrível: cultura, gastronomia, educação, indústria náutica. Com inovação, podemos trazer mais esportes, inclusive competições internacionais que geram muitos recursos”, afirmou a secretária.