Com o objetivo de cuidar, acolher e elevar a autoestima das pessoas em situação de rua em Salvador, um stand completo com chuveiros, vestiários e salão de beleza foi montado nesta quinta-feira (28) na orla de Itapuã, ao lado do bicicletário do bairro. Além de serviços de higiene pessoal, estética e massoterapia, o público atendido recebeu suporte odontológico e noções de saúde bucal através do Odontomóvel, unidade itinerante de saúde da SMS, e também foi beneficiado com cursos de arte e pintura.
A iniciativa, batizada de “Dia de Beleza e do Autocuidado”, foi promovida pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Anderson Freitas, de 48 anos, foi um dos beneficiados. Ele, que está em situação de rua, pôde tomar banho, cortar o cabelo e fazer a barba. “É muito bom ter um cuidado desses, porque passamos por muitas dificuldades na rua e, com essa ação, podemos nos sentir mais gente, mais valorizado”, pontuou.
A opinião foi compartilhada por Francisco de Jesus, de 55 anos, outro que pôde ser atendido pelos serviços de autocuidado. “Acho que esse tipo de ação ajuda muito, porque dá uma atenção que a gente precisa. Todo mundo precisa desse tipo de cuidado, ainda mais quem não tem condições”, considerou.
O titular da Sempre, Júnior Magalhães, afirmou que a iniciativa faz parte do conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo município para assistir às pessoas em situação de rua. “Trata-se de um esforço coletivo e tem como propósito promover um momento de cuidado pessoal, atenção à saúde, escuta qualificada e fortalecimento da autoestima de pessoas que, cotidianamente, são invisibilizadas pela sociedade”, pontuou o gestor.
A ação visa aproximar pessoas em vulnerabilidade social dos serviços ofertados pelo poder público municipal, segundo a técnica da Sempre Gabriele Cerqueira, que estava coordenando as atividades: “Atendemos a população em situação de rua, pessoas em vulnerabilidade social, indivíduos que já são acompanhados pelos serviços da Prefeitura e moradores da comunidade local. O objetivo é proporcionar acesso aos equipamentos e serviços, facilitando a participação da população, que por vezes enfrenta dificuldades”, explicou.
Também técnica de referência no território de Itapuã, Macielle Barreto comentou sobre a importância da iniciativa, chamando atenção para ações com foco na saúde mental e física. “Hoje oferecemos serviços com consultório odontológico na rua, testagem, e atividades lúdicas no CAPS. Sem falar nas ações de autocuidado com barbeiro, trancista, cabeleireiro, massoterapia, educador físico e o Busão da Solidariedade com oferta de banhos. Tudo é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, porque esses cuidados elevam a autoestima, promovem bem-estar e contribuem para a qualidade de vida dessas pessoas que tanto necessitam de cuidados”, considerou.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/dia-de-beleza-e-do-autocuidado/ .