Os deputados com melhor atuação no primeiro ano da 20ª Legislatura e os profissionais de imprensa que mais se destacaram na cobertura do cotidiano da Assembleia Legislativa da Bahia receberam, no início da noite desta terça-feira (12), o Troféu Destaque de 2023. Organizada pelo Comitê de Imprensa Edson Alves, a cerimônia foi realizada no Saguão Nestor Duarte, que ficou lotado com a presença de deputados de diversos partidos, familiares dos homenageados, repórteres e cinegrafistas de TV, além de servidores públicos da Casa do Povo.
Neste ano, cinco legisladores tiveram o reconhecimento por suas proposições e a valorização pelo debate na tribuna do plenário ou na atuação durante as audiências públicas. Com uma agenda inadiável, o deputado Marcinho Oliveira (UB), ganhador do Troféu Destaque Parlamentar, não pode comparecer à cerimônia, mas pediu que o assessor Edmilson Ferreira Santos transmitisse uma mensagem. “Dedico este troféu aos 382 municípios e aos 104 mil eleitores que me fizeram representante do povo da Bahia, e tudo isso será recompensado com mais trabalho do seu mandato”, falou o representante do parlamentar.
Bastante emocionada, a deputada Fabíola Mansur (PSB) lembrou que o começo do ano foi de tristeza, com o falecimento do pai, Coronel Mansur, e a perda da eleição para a Casa Legislativa. Ao receber o Troféu Destaque Parlamentar, a socialista agradeceu à sua família, ao esforço da equipe do gabinete, à solidariedade da imprensa e dedicou o prêmio às mulheres da bancada feminina, presentes ao evento, as deputadas Ivana Bastos (PSD), Fátima Nunes (PT) e Cláudia Oliveira (PSD), e também à presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Denise Menezes. “A gente renasce das cinzas a cada vez que tem esse reconhecimento. Eu estou muito sensibilizada com este prêmio, que dá um calor e um carinho no coração”, definiu a procuradora especial da Mulher da ALBA, que não se esqueceu de enaltecer o apoio do chefe do Legislativo pela inauguração de “um instrumento importante que vai compor a rede de proteção às mulheres”.
O deputado Tiago Correia (PSDB) já venceu o troféu em 2022 e repetiu a façanha em 2023, sendo Destaque Parlamentar em uma assembleia de 63 legisladores. Apesar de ser da oposição, o tucano elogiou o presidente da ALBA por “conduzir a gestão da Casa de forma participativa” e agradeceu aos colegas e à imprensa por ter sido escolhido pelos profissionais de imprensa. “Sem o trabalho de vocês, nosso trabalho não seria o mesmo. Em nome dos jornalistas homenageados hoje eu saúdo todos os profissionais que levam informação sobre os projetos de lei e posicionamentos sobre temas que defendemos neste Parlamento”, frisou Tiago Correia.
Com uma declaração de amor à companheira, parceira e esposa Cristiane, o deputado Leandro de Jesus (PL), também Destaque Parlamentar, disse que, acima de qualquer coisa, prega o respeito ao ser humano. Estreante na Casa do Povo, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos assegurou que o prêmio “foi uma grata surpresa e que o trabalho possa repercutir pelo bem da Bahia”. Leandro parabenizou o presidente Adolfo, falando do seu estilo diferenciado, explicando que “quando a gente bate na porta do seu gabinete, ele atende, e isso mostra o caráter de um homem que comanda uma Casa de tamanha relevância para o povo baiano”.
O último a ser agraciado com o Troféu Destaque Parlamentar foi o presidente Adolfo Menezes, que recebeu o prêmio das mãos da esposa, Denise Menezes. O chefe do Legislativo desejou a todos os servidores um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de novas conquistas, mas manifestou sua preocupação com os irmãos e irmãs da Ucrânia, “que sofrem com uma guerra terrível, bem como os povos da Faixa de Gaza, em um conflito que vem causando milhares de mortes de crianças e mulheres”. Sempre ressaltando que não toma partido, o deputado Adolfo defendeu a convivência pacífica dos Estados de Israel e da Palestina e pediu que “Santa Irmã Dulce interceda pela paz no mundo”. O presidente também revelou estar incomodado com a fome na Bahia. “São 30 milhões no Brasil e 1,8 milhões de pessoas no Estado. Eu falo de coração, quem me conhece sabe que não é demagogia. Tem pessoas que não sabem o que vão comer amanhã, sem emprego, sem direito à alimentação, sem perspectiva na vida. É uma situação muito difícil”, refletiu o presidente da ALBA.
Participaram da cerimônia, os deputados Marcelinho Veiga (UB); Felipe Duarte (PP); Hassan (PP); Júnior Nascimento (UB); Nelson Leal (PP); Patrick Lopes (Avante); Pedro Tavares (UB); Penalva (PDT) e Zé Raimundo Fontes (PT).