Reinaugurado pela Prefeitura de Salvador em 2021, o Elevador do Taboão, que faz a ligação entre o Pelourinho e o Comércio, vem contribuindo para a mobilidade urbana da cidade. Com uma média de 950 usuários por dia, o equipamento oferece uma alternativa eficiente e acessível para quem precisa transitar entre as cidades Alta e Baixa.
O elevador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h30 às 13h30. Os horários de maior demanda são no início da manhã, durante o horário de almoço e no final do dia, refletindo os períodos de maior fluxo de trabalhadores e estudantes. Vale destacar que cada cabine tem capacidade para 15 passageiros, além da possibilidade de transportar uma bicicleta por viagem, incentivando o uso de meios de transporte alternativos e sustentáveis.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Fabrizzio Muller, mencionou a importância do equipamento para os cidadãos, entre eles, soteropolitanos e turistas. “O Elevador do Taboão é um equipamento histórico, que faz parte do desenvolvimento de nossa cidade. A reativação desse equipamento não apenas estimula a economia dessa região, por facilitar o trânsito de pessoas entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa nessa área comercial, como também facilita a mobilidade, sendo mais um meio de locomoção da população”, declarou.
“Além disso, por seu valor histórico, o Taboão é mais um equipamento para estimular o turismo em nossa cidade”, completou o secretário Fabrizzio Muller.
Aprovação – Toda manutenção realizada pela gestão municipal no elevador tem sido bem recebida pela população. O comerciante Antônio Luiz da Conceição, de 62 anos, não escondeu a sua satisfação. “A revitalização do Elevador do Taboão sem dúvidas trouxe mais conforto. Utilizo de segunda a sábado, para trabalhar. Ficou muito mais confortável para nós, usuários”, disse.
A aposentada Eneida Campos, de 64 anos, seguiu a mesma linha. “Gostei muito do trabalho que foi feito aqui pela Prefeitura. Eu, que utilizo quase diariamente, fiquei muito feliz. As manutenções também têm nos proporcionado uma viagem mais segura”, contou.